Semana passada tive uma reunião com os diretores de uma empresa que atua na área médica, estamos conversando sobre os treinamentos para 2020 que eles pretendem realizar com a sua equipe comercial.
Daí surgiu a dúvida: como fazer com que os conteúdos e dinâmicas sejam os mais adequados às necessidades de cada pessoa do time? Para que o treinamento seja eficaz? Nas palavras de um dos diretores: “Helton, o que fazer para ter um plano de treinamento ‘top’”?
Respondi com a resposta óbvia, “vamos fazer tudo sob medida”… mas, na prática, a coisa é um pouco mais intrincada. “Como fazer” é a questão… para isso, comentei com eles que poderíamos usar os “3Ds”.
Planeje com os “3Ds”
Para que todo o processo se organize, desde o início temos que visualizar o resultado desejado. Não é apenas “diagnosticar”, mas também fazer um design do programa sob medida e direcionar a forma como este vai ser realizado.
No SMG/Mentor resumimos este processo na sigla “3Ds”, do inglês “Discover”, “Design” e “Deliver”.
Vamos detalhar um pouco mais…
Discover
Numa tradução livre, esta é a fase da “descoberta” das necessidades de treinamento, gaps estratégicos e táticos que podemos endereçar no treinamento, além de um mapeamento do perfil pessoal de cada participante (também conhecido como o “assessment”).
Normalmente, esta fase ocorre através de reuniões com os gestores, entrevistas com os participantes (pode ser com todos ou com uma amostra), acesso a perfis e outras documentações que a área de Gestão de Pessoas/ RH possua.
Tudo isso já corre sob um NDA (“Non Disclosure Agreement”), assinado entre as partes como garantia do sigilo irrestrito sobre estes dados.
O ideal é que a fase de Discover gere um report sobre o que encontramos e o que pretendemos obter de ganhos de performance com o programa de Formação&Desenvolvimento.
Design
Nesta fase, todos os inputs do Discover são utilizados. Partimos de uma “biblioteca de conhecimento e best practices”, com conteúdos atuais já testados em situações reais. Não são “cursos de prateleira” que serão adaptados, mas sim conteúdos e conhecimentos que serão customizados.
Se for o caso, conteúdos originais podem ser também preparados.
Aqui, o SMG/Mentor utiliza tanto as equipes do Brasil como da Inglaterra.
Possuímos designers super experientes e profissionais, experts nos seus campos de atuação, com visão global e ampla experiência acadêmica/prática.
E são designers que têm as experiências do deliver, ou seja, não são apenas experts no conteúdo, mas também nas melhores técnicas e dinâmicas para fazer um treinamento ocorrer com sucesso.
Normalmente um outline do programa é apresentado, com todas as atividades, cronogramas, slide decks, guias do participante, demais atividades (pre-work, leituras, post-work…) e métricas. O objetivo é deixar tudo pronto para a execução.
Deliver
A execução é o “deliver”– aqui vamos planejar como este programa será “entregue” para os participantes. As decisões são de ordem prática, como definição dos instrutores, agendas e calendários, combinando como o que foi planejado será executado, através de cursos presenciais, sessões virtuais, workshops e/ou sessões de coaching.
Vale frisar que também estabelecemos como as métricas serão acompanhadas de maneira constante, atividade a atividade, com feedback dos instrutores e pesquisa de satisfação com os participantes.
Concluindo…
Seguimos os 3Ds no planejamento de programas de F&D por sua efetividade, apesar de ser um processo bem trabalhoso.
Meus amigos diretores da empresa da área médica curtiram – acharam o processo de planejamento “top“!
E você, como tem feito a preparação dos seus programas de F&D?
Faça por favor seus comentários aqui ou, se preferir, entre em contato comigo. Será legal conversarmos sobre os 3Ds na sua empresa.
Grato pela leitura e sucesso!
Se você quiser saber mais sobre F&D no SMG, visite:
Sobre nossa parceria com a Mentor, veja nosso hotsite: