Pesquisas Virtuais – Especialidade do SMG
São pesquisas que possibilitam uma profunda compreensão do ambiente de mercado, ajudando a detectar players e variáveis de ramos de atuação.
No SMG temos ampla experiência em pesquisas de mercado.
Uma evolução que acompanhamos há anos é a das pesquisas de mercado realizadas on-line, que desenvolvemos intensamente e nos especializamos em atender: são as Pesquisas de Mercado Virtuais. As Pesquisas Virtuais são uma tendência que deve se ampliar na década de 2020. Acreditamos que todas as pesquisas de mercado tendem para este modelo, dada sua atualidade e praticidade.
6 Vantagens da Pesquisa Virtual
- Estruturação de questionários completos;
- Ampla variedade de tipos de pesquisa podem ser formatadas virtualmente;
- Uso de sistemas de pesquisa que permitem toda montagem da coleta de dados on-line;
- Acesso mais fácil aos elementos que serão pesquisados;
- Velocidade de estruturação, coleta, análise e obtenção de informações;
- Menores custos para sua realização, quando comparadas às pesquisas tradicionais.
Agile Surveys
No SMG, evoluímos a partir destas vantagens para o conceito de “pesquisas ágeis”, seguindo os princípios da metodologia Agile e de processos Scrum.
As pesquisas ágeis focam as questões essenciais, chegando a um resultado “entregável” de valor focado e relevante, obtido por um processo simplificado, pela remoção de obstáculos, pela coordenação centralizada e pela gestão de tempo e recursos alocados de maneira otimizada.
Por isso demos o nome para estas pesquisas virtuais de “Agile Surveys” do SMG.
Tipos de Agile Surveys do SMG
E estes são os 8 tipos de pesquisas ágeis – Agile Surveys virtuais – que o SMG realiza:
- Pesquisas de Personas e de Jornadas do cliente, úteis no processo de desenho de estratégias de marketing digital;
- Percepções, experiências & motivações de compra;
- Satisfação de clientes, incluindo o uso da métrica NPS (Net Promoter Score);
- Imagem & Posicionamento de marcas – Branding; Elasticidade de Preço;
- Testes de Comunicação – marketing tradicional e marketing digital;
- Análise de Valor pelo Cliente;
- Panoramas setoriais.
3 Passos 100% Virtuais para você contratar a sua Agile Survey
Este são os 3 passos para você contratar o SMG e realizara sua Agile Survey virtual conosco:
1 – Entre em contato com o SMG:
- Um de nossos consultores realizará a compreensão de suas necessidades, através de uma chamada telefônica, troca de e-mails ou mensagens de WhatsApp;
- Se necessário, podemos também agendar uma reunião virtual, usando o software de teleconferência Zoom.
2 – O SMG preparará e apresentará uma proposta comercial:
- Será uma proposta completa,com a descrição do que será feito, cronogramas e investimentos necessários;
- Esta proposta será enviada e apresentada virtualmente, por vídeo gravado ou também via Zoom.
3 – Uma vez aprovada, toda a sequência de tarefas seguirá também pelo meio virtual:
- Sequência usual de tarefas: a aprovação de questionários/ roteiros, teste e aprovação da programação, envio dos questionários para a coleta de dados, follow up, conclusão da coleta, tabulação, análise e apresentação de relatório;
- Tudo 100% virtual: todas as tarefas serão discutidas e detalhadas por telefone, troca de e-mails, mensagens de WhatsApp ou reuniões via Zoom.
Virtual e Sob Medida, com Visão Estratégica
As pesquisas de mercado virtuais Agile Surveys são definidas “sob medida”, montadas conforme as necessidades de informação e o processo decisório e estratégico do seu uso.
Aqui o conhecimento da estratégia de marketing é de grande valia, pois permite ao SMG ir além do que um instituto de pesquisa tradicional pode fazer, tanto na preparação da pesquisa, como na análise e fornecimento de insights estratégicos direcionados. E, sempre que possível, integrando este conhecimento a sistemas de BI (Business Intelligence) que a empresa cliente possua ou deseje implementar.
Tecnologia Aplicada na Pesquisa Virtual
Utilizamos softwares de pesquisas como o QuestionPro, reconhecido por muitos profissionais como o melhor sistema disponível, pois permite uma programação intuitiva e eficiente de questionários completos, interativos e auto tabuláveis, sempre respondidos pelos entrevistados facilmente.
Agile Survey – que tal uma atualização constante?
A metodologia do SMG permite a realização de pesquisas constantes de ótimo custo-benefício.
Explicando: os estudos Agile Survey podem ser “rodados” ao longo do tempo, mantendo as informações sempre renovadas e atualizadas.
Por exemplo, sua empresa pode aplicar sua Agile Survey todo o mês, ou trimestralmente, ou semestralmente… você escolhe esta velocidade de atualização. É a melhor maneira de acompanhar constantemente a evolução das métricas chaves de performance de mercado (“KPIs”) que interessem à sua empresa.
Coordenação profissional de alta qualidade
Todos os projetos de pesquisa de mercado virtual do SMG são conduzidos por uma equipe altamente qualificada, coordenada pelo Sócio Consultor do SMG Helder Haddad.
Helder é Doutor em Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo), atuando academicamente como professor da própria ESPM desde 2002, e da FGV (Fundação Getulio Vargas) desde o ano 2000.
O Prof. Dr. Helder já coordenou mais de 200 projetos de pesquisa de mercado. LinkedIn de Helder Haddad: https://www.linkedin.com/in/helder-haddad-6011a63/
Vamos para a Pesquisa Virtual?
Aproveite nossa expertise e viabilize a obtenção de informações precisas, atualizadas e aplicáveis usando as Pesquisas Virtuais – Agile Surveys do SMG.
Entre em contato conosco, entenderemos a sua necessidade e apresentaremos uma proposta completa e de alto valor para seu negócio. Experimente a Agile Survey do SMG e evolua no seu mercado!