Estruturação Comercial
Que tal rever sua estrutura comercial?
O SMG auxilia a sua empresa na adoção de políticas e objetivos bem definidos, gerando uma força de vendas mais orientada e motivada, preparada a agir na busca de resultados executando de forma mais eficiente e eficaz as estratégias da sua empresa.
Fases usuais do Projeto de Estruturação Comercial:
- Etapa 1 – Análise Comercial Interna e Externa;
- Etapa 2 – Estruturação do Departamento Comercial;
- Etapa 3 – Treinamento de Marketing e Vendas.
Descrevemos as etapas a seguir:
Etapa 1 – Análise Comercial Interna e Externa
Nessa fase do projeto, serão analisados os aspectos estratégicos da área comercial, como Visão, Missão, Valores e os objetivos de vendas – em termos de volume e rentabilidade, por cliente e por mercados atendidos e pretendidos.
O SMG fará também um diagnóstico da área e analisará as abordagens de vendas a serem adotadas, além de coordenar a coleta de dados e informações de vendas
Após a codificação, processamento e análise das informações, o SMG elaborará um relatório gerencial, a ser apresentado para a diretoria.
Etapa 2 – Estruturação do Departamento Comercial
Nessa etapa, o SMG avaliará a estrutura e procedimentos atuais do departamento comercial e definirá a estrutura mais adequada, considerando as observações da etapa 1.
Serão determinadas políticas, objetivos, tarefas, funções e responsabilidades do departamento, adequadas a metas e controles.
Serão realizados também ajustes para a implementação da nova estruturação.
Etapa 3 – Treinamento de Marketing e Vendas
Nessa fase, serão aplicados treinamentos à equipe comercial, principalmente aos vendedores técnicos, representantes e equipe de Telemarketing.
Esses módulos terão como principal objetivos alinhar o discurso de vendas com as novas estratégias da empresa e instruir para o uso da abordagem de vendas consultivas.
O conteúdo específico de cada treinamento será customizado de acordo com a necessidade das equipes.