Como uma pesquisa deve ser pensada
Uma pesquisa bem planejada e desenvolvida pode ajudar em seu planejamento estratégico, fazendo sua empresa economizar muito dinheiro. Um exemplo disso foram os Focus Groups (grupos de discussão) organizados pelo SMG para a empresa de soluções imobiliárias Practical.
A Practical, em parceria com a construtora Bracco, tinha um conceito inovador de apartamento e queria validar se ele seria aceito pelo seu público-alvo como estava sendo proposto. A melhor forma de reduzir o risco inerente ao projeto era por meio de uma pesquisa, como explica o consultor do SMG Helder Haddad: “Eles pensaram a pesquisa como ela deve ser pensada: eu vou investir para comprar um terreno e construir um prédio, sendo que depois posso descobrir que esse apartamento tem uma alta rejeição?”.
Os grupos de discussão organizados pelo SMG ajudaram a Practical a analisar como seria a recepção a esse novo tipo de apartamento, quanto as pessoas estavam dispostas a pagar por ele e se o lugar escolhido para construir o prédio era o melhor. Assim, a pesquisa cumpriria sua principal função: dar subsídios para decisões estratégicas.
Houve um grande trabalho de recrutamento para encontrar pessoas com perfis e rendas adequados ao conceito do empreendimento que estava sendo testado. Foram selecionadas 42 pessoas, divididas em cinco grupos de 8 ou 10 participantes para discutir suas opiniões sobre o projeto.
Com base nas impressões apresentadas, foi possível identificar pontos que desagradavam o público-alvo e que poderiam ser melhorados, gerando assim o menor número de objeções ao novo projeto.
Os resultados da pesquisa permitiram que a Practical pudesse realizar as modificações necessárias, redesenhando as plantas dos apartamentos e incorporando benfeitorias nas áreas de lazer e convivência comum. Para Edoardo, “É esse o bem da pesquisa: a empresa consegue testar antes o conceito ao invés de investir em um projeto que pode não dar o retorno esperado”.
A pesquisa auxiliou a Practical no desenho do melhor projeto, mostrando a necessidade de se obter informações úteis e precisas antes de uma importante decisão estratégica. Realmente, eles pensaram a pesquisa como ela deve ser pensada.