Como vender mais (e melhor!) por meio da Liderança de Desempenho?

By in
633
Como vender mais (e melhor!) por meio da Liderança de Desempenho?

Por Helton Haddad

Muito tem se falado sobre a liderança de desempenho e como o líder influencia a produtividade e o engajamento da equipe dentro de uma corporação. Eu acredito que esta seja uma discussão bastante relevante, mas é importante fazermos uma ressalva: são tantos artigos, vídeos, depoimentos disponíveis na web que as pessoas estão pensando que a única preocupação do líder é o fator emocional. E não é bem assim que funciona.

Mesmo que seja fundamental entender o modo como os gerentes conduzem seus relacionamentos e a qualidade de suas interações com os seus respectivos colaboradores da empresa, é preciso que ela seja direcionada e correlacionada com o planejamento e o desempenho dos negócios, a atração e a retenção de talentos, além de todo o trabalho para propiciar o engajamento como um todo. É o que nós chamamos de Cultura de Coaching.

O que é a Cultura de Coaching?

É uma filosofia que foca no desbloqueio potencial dos trabalhadores em todos os níveis, visando ampliar os seus papéis e atribuindo a eles novas responsabilidades. E quando o assunto é a equipe de vendas, a transformação fica ainda mais evidente. Pesquisas mostram que:

Empresas que tiveram a Cultura de Coaching associada ao desempenho de vendas tiveram 84% dos seus vendedores atingindo 100% das metas.

Transformador, não é mesmo?

Tudo vai muito além dos métodos tradicionais – ou até conservadores – de liderança autoritária, para ser uma condução mais ligada às expectativas e preferências da maior parte das forças de vendas atuais.

Atenção! Não é só relacionamento

É adotar uma perspectiva mais abrangente, incluindo habilidades pessoais e sociais, maior conscientização, gerenciamento das emoções e das competências.

A capacidade de treinar e gerenciar o desempenho por meio do coaching é um dos principais impulsionadores da produtividade e do desempenho dos negócios, além de ser reconhecida como a habilidade Nº 1 procurada pelos líderes nos dias de hoje. Afinal, a capacidade de usar os pontos fortes dos colaboradores, reconhecer e incentivar gera ainda envolvimento e a disposição para ir além.

O Planejamento deve envolver Tecnologia, Processos e Pessoas

Pronto, revelamos o segredo. Trabalhar os elementos “Tecnologia, Processos e Pessoas” no Planejamento Anual da sua empresa é a grande chave para colher os melhores resultados em vendas no futuro. Mas como?

Através da Tecnologia de Business Intelligence (metodologia do “self-service analytics”), pesquisa com painéis de clientes, intervenções preditivas, sistematização do follow up e do aprendizado, com o uso de aplicativos mobile, a liderança consegue oferecer estrutura para que o trabalho seja desenvolvido com mais qualidade e menos erros.

Já em Processos, existem sistemas de gestão de vendas, reuniões frequentes, realização de encontros de vendas para estudo e compartilhamento de melhores práticas, controle do funil de vendas e forecast dos planos de vendas e negócios dão rotina e organizam as demandas.

E sobre a preparação de Pessoas, treinamentos, programas de desenvolvimento de liderança, gestão de vendas e impacto organizacional mantém todos atualizados e preparados e motivados. Afinal, investir em capacitação também é reconhecimento.

O que você pensa desse novo cenário? Quais são suas expectativas para 2020? Compartilhe as ideias nos comentários e vamos conversar!

Deixar sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *