Tipos de Vendas
Por Sebastião Realino
Podemos separar as vendas resultantes do contato direto com o cliente em três tipos: vendas à pressão, por amizade e à argumentação. Conhecer as características de cada um é vantajoso para que se faça uma avaliação da forma com que as vendas são conduzidas na sua empresa, buscando o aprimoramento e a evolução.
1- Vendas à pressão.
É a venda na base da choradeira, da mediocridade e da insistência imoral de um vendedor. Não há argumentos. Insistem com o freguês até que este desiste e dá o pedido para ficar livre do vendedor. Mas, este tipo de venda marca o vendedor na clientela como o “aborrecedor” e nas próximas visitas, o cliente não estará nunca para ele.
2- Vendas por amizade:
Apesar do vendedor ter que desenvolver amizade com todos os clientes, é perigoso e contrário à boa ética de vendas abusar de uma amizade exclusivamente para vender.
Este vendedor perde gradativamente o respeito dos clientes que passarão a considerá-lo como um importunador, passando assim, a ser evitado e perdendo seus bons amigos.
Usar da amizade para tirar pedidos, mesmo em circunstâncias diversas, o vendedor usará sempre ou quase sempre, a “lisonjeira” expressão: “Você não vai fazer isto comigo! E a nossa amizade, onde é que anda ?”.
3- Vendas à argumentação:
Aqui é que se vê a técnica pura de venda. Para argumentar com o cliente o vendedor tem que conhecer a fundo seus produtos, suas condições de vendas, seu mercado e principalmente as vantagens e os benefícios que eles oferecem. O valor competitivo e o diferencial de todo produto, como sua embalagem, praticidade, estética, durabilidade, qualidade. Conhecer todas as características de peso, volume, uso e costume dos concorrentes, elaborando argumentos específicos, sem comparações conflitantes de custos. É a forma ideal de vendas, à qual devemos sempre aspirar e nos manter fiéis, mesmo quando as outras formas de vender pareçam tentadoras.