SMG WEB

Ligue para o SMG: (11) 5575-9966
Ferramentas de Marketing PDF Imprimir E-mail

O SMG presta consultoria para a adoção de Ferramentas de Marketing, auxiliando na determinação das melhores estratégias para:

Auxiliamos também na adoção de ferramentas para a implementação das estratégias de Marketing, como a utilização de Mapas Estratégicos, Planos de AçãoCronogramas e Verba e Análise de Resultados.

 

Benefícios

  • Utilização do Marketing como diferencial competitivo;

  • Adoção de ferramentas e conceitos modernos de Marketing; 

  • Adoção do conceito de marketing integrado;

  • Atendimento a necessidades específicas de cada cliente;

  • Capacitação para aplicar as estratégias de Marketing na prática;

  • Utilização de métricas e controles que possibilitem analisar resultados; 

  • Definição das estratégias de Marketing Mix mais adequadas a cada empresa e mercado.

 

Marketing Mix

Marketing Mix, Composto de Marketing ou "4Ps" é um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa usa para perseguir seus objetivos. A definição das estratégias empresariais de Produto, Preço, Comunicação e Distribuição é de extrema importância, podendo ser o diferencial para o sucesso ou fracasso de uma organização.

O SMG pode auxiliar na identificação das melhores políticas para cada uma dessas variáveis, considerando a realidade da empresa, seus objetivos e o mercado onde ela atua.

Marketing Mix
O SMG auxilia seus clientes em diversas decisões relacionados ao Composto de Marketing

 

Produtos e Serviços

Produtos e serviços são definidos como "qualquer coisa que possa ser fornecida a alguém para satisfazer uma necessidade ou desejo".

Decisões sobre o Composto de Produtos (determinar as linhas de produtos e os itens dentro de cada linha), sobre a gestão dos produtos (levando em consideração seu ciclo de vida) e sobre o desenvolvimento de novos produtos são essencias para a estratégia de marketing de qualquer empresa.

As análises e a expertise do SMG podem ajudar sua empresa a definir as melhores estratégias para produtos e serviços.

Decisões sobre o Composto de Produtos são extremamente sensíveis, e podem exigir análise cuidadosa
Decisões sobre o Composto de Produtos são extremamente sensíveis, e podem exigir análise cuidadosa

 

O SMG também pode auxilia no desenvolvimento de novos produtos, podendo dar assessoria em todas as fases de sua criação.

A criação de um novo produto exige muito mais do que uma boa idéia
A criação de um novo produto exige muito mais do que uma boa idéia

 

Preço

O preço é o fator mais flexível do Marketing Mix. Porém, alterações bruscas podem causar sérios problemas. É necessário seguir uma política de preços adequada e coerente à construção de uma imagem de valor, mesmo que flexível a influências ambientais.

O SMG pode auxiliar sua empresa a determinar a estratégia de preços mais adequada à imagem que se deseja construir.

Pricing
A estratégia de pricing depende da mensagem e posicionamento que a empresa quer passar

 

O trabalho do SMG também é importante para determinar preços de produtos específicos, fazendo previsões de demanda, estimando custos, analisando a concorrência, reavaliando preços e precificando novos produtos.

Estratégia de precificação para um novo produto
A precificação de novos produtos depende do preço de desnatamento e de penetração

 

Comunicação

O SMG desenvolve estratégias para a comunicação empresarial, analisando e definindo: 

  • Atração do consumidor- estratégias para atrair a atenção dos consumidores e se comunicar com o público certo;

  • Comunicação estratégica - como integrar a comunicação à estratégia empresarial;

  • Ferramentas - ferramentas mais adequadas para a comunicação de cada empresa: publicidade em mídias de massa, organização de feiras e eventos, assessoria de impresa, teasers, newsletters, Marketing Digital, etc.

  • Métricas e controles - como mensurar o retorno do investimento e a eficiência das campanhas.

  • Marketing Digital - estruturação e aprimoramento de sites, posicionamento em buscas, gestão de links patrocinados, uso de redes sociais, etc.

Marketing Digital e links patrocinados são ótimas ferramentas de comunicação. Você não chegou ao nosso site?
Marketing Digital e links patrocinados são ótimas ferramentas de comunicação. Você não chegou ao nosso site?

  

Distribuição

O processo de tornar um produto ou serviço disponível para o cliente muitas vezes envolve diversas organizações independentes, o que gera uma série de conflitos e dilemas.

Quais os canais de distribuição mais adequados? Como manter controle sobre seu produto, sabendo como e para quem ele é vendido, sem atrapalhar a eficiência no sistema de disponibilidade? Quando utilizar a venda direta? Qual o papel da tecnologia, como o e-commerce?

O SMG pode responder essas questões, analisando a necessidade de cada cliente.

Esquema simples e tradicional de distribuição
Esquema simples e tradicional de distribuição

 

Temas relevantes em Distribuição, nos quais o SMG pode orientar sua empresa:

  • Conflito de canal;

  • Estratégias alternativas de canal, "multicanal" e trade;

  • Marketing de Varejo;

  • Marketing de Rede;

  • Franchising;

  • Venda direta (incluindo Marketing Direto);

  • E-commerce;

  • Vendas, administração de vendas, vendas no "business to business“, técnicas de negociação.

 

Além das estratégias relacionadas diretamente ao Marketing Mix, o SMG implementa nas empresas clientes diversas ferramentas de Marketing úteis à execução da estratégia. 

 

Mapas Estratégicos

Para a implementação da estratégia, o SMG pode desenvolver Mapas Estratégicos, utilizando metodologia criada por Robert Kaplan e David Norton. Essa tipo de representação ajuda a definir a estratégia e torná-la mais clara e explícita para a empresa.

Exemplo:

Exemplo de Mapa Estratégico
Exemplo de Mapa Estratégico

 

Planos de Ação

O SMG define, em conjunto com seus clientes, Planos de Ação para implantação do Planejamento de Marketing.  Os Planos de Ação definem claramente o que vai ser feito (“what”), porque (“why”), por quem (“who”), quando (“when”), onde (“where”), de que modo (“how”) e com que orçamento (“budget”).

Conteúdo dos Planos de Ação
Conteúdo dos Planos de Ação

 

Cronograma e Verba

É extremamente importante manter um cronograma com controle de verba e saber analisá-lo para observar se as estratégias estão sendo aplicadas eficientemente e conforme o planejado. O SMG orienta seus clientes a sempre utilizar e prestar atenção a esse controle.

Exemplo fictício de cronograma e verba
Exemplo fictício de cronograma e verba

 

Análise de Resultados

É essencial acompanhar e medir periodicamente os resultados das ações de Marketing. Só assim é possível diagnosticar se a estratégia está correta, se ela está sendo cumprida, se são necessárias modificações, a que distância a empresa está de seus objetivos...

O SMG provê a seus clientes análises acuradas dos resultados de vendas, das políticas de Marketing Mix e do posicionamento da empresa no mercado, muitas vezes sugerindo correções e melhoras.

Orçamento e
Há diversos fatores do planejamento que devem ser revisados e analisados periodicamente

 

Entre em contato com o SMG pelo telefone (11) 5575-9966 ou através de nosso Fale Conosco, e saiba quais as ferramentas mais adequadas para a evolução do marketing da sua empresa!

  • twitter-a.png
  • ico_facebook.gif link_botao_linkedin_1.png